No cinquentenário de carreira de Maurício de Souza ocorreu a publicação de uma trilogia com diversos artistas que fizeram uma releitura dos personagens da Turma da Mônica.
Posteriormente publicou-se uma quarta edição, com os artistas do estúdio da MSP.
Esta série homenageou, resgatou e lançou dezenas de artistas ao mercado editorial.
Jonah Hex é um caçador de recompensas, bom de tiro e com um característico rosto deformado. Justo e valente, nem sempre suas histórias terminam com final feliz. Conheci o personagem quando o li em algumas revistas da editora Ebal, durante os anos 70 - coleção que está disponível no site guiaebal.com. Abaixo a coleção em quatro volumes lançada pela editora Sampa entre 1995/1996.
O cinema foi responsável por divulgar de forma intensiva os horrores da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Foram inúmeros livros, filmes e documentários sobre o assunto, até porque a definição da banalidade do mal era mais fácil de identificar.
Entretanto, entre 1914 e 1918 ocorreu a Guerra para acabar com todas as Guerras, depois renomeada como Primeira Guerra Mundial. Esta foi, de muitas formas, mais cruel. Uma geração inteira desperdiçada.
Foi um período de transição, com táticas militares e comandantes do século XIX e instrumentos de morte mecanizados desenvolvidos no século XX. Batalhas com centenas, milhares de mortos em um único dia pela conquista de poucos metros de terreno. Simplesmente aterrador...
Posto aqui duas obras que gostei muito, e que nos fazem refletir.