03/01/2018

Foi Assim a Guerra das Trincheiras

O cinema foi responsável por divulgar de forma intensiva os horrores da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Foram inúmeros livros, filmes e documentários sobre o assunto, até porque a definição da banalidade do mal era mais fácil de identificar.

Entretanto, entre 1914 e 1918 ocorreu a Guerra para acabar com todas as Guerras, depois renomeada como Primeira Guerra Mundial. Esta foi, de muitas formas, mais cruel. Uma geração inteira desperdiçada.
Foi um período de transição, com táticas militares e comandantes do século XIX e instrumentos de morte mecanizados desenvolvidos no século XX. Batalhas com centenas, milhares de mortos em um único dia pela conquista de poucos metros de terreno. Simplesmente aterrador...

Posto aqui duas obras que gostei muito, e que nos fazem refletir.



Baixar: Foi Assim a Guerra de Trincheiras
Baixar: Nada de Novo no Front (Erich Maria Remarque) - Livro em PDF


Versão de 1979 (um remake do filme de 1930 vencedor dos Oscar de melhor filme e diretor) baseado na obra:


Documentário da série Grandes Livros:


Fonte:  Tralhas Várias; Desconhecido

6 comentários:

  1. o segundo scan é na verdade um pdf.

    ResponderExcluir
  2. ótimo blog, dou nota 9, isso porque

    ResponderExcluir
  3. porque sinto falta de scans da dc e da marvel.

    ResponderExcluir
  4. Edson: Nada de Novo no Front é um clássico, durante muito tempo proibido na Alemanha. Erich Maria Remarque, seu autor, foi veterano da Primeira Guerra, e teve que buscar exílio durante o regime nazista.


    Quanto a DC e Marvel: Não sou fã de super-heróis, salvo uma ou outra exceção. E conforme descrito no topo do blog, pretendo postar aqui apenas os scans que eu efetivamente tenha lido e gostado. Por isso as postagens são poucas.
    E se tudo der certo (estou tendo auxílio do Almir), pretendo também postar alguns restauros próprios.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ler a HQ (o livro já tinha lido há algum tempo), e afirmo que é bem interessante este seu método de postar obras literárias e HQs relacionadas, pois em diversas passagens do quadrinho lembrei do livro.
    Um dica também é o filme que fizeram baseado na obra, facilmente encontrado na rede. O primeiro, de 1930, ganhou o Oscar de melhor fime; e há uma refilmagem de 1979 com Ernest Borgnine e Richard Thomas, muito bom também. Ambos um libelo antibelicista.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado por compartilhar. Parabéns pelo blog e pelo ótimo trabalho!
    =]

    ResponderExcluir

Constituição Federal de 1988, art. 5º, inc. IV:
"é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;"
Portanto, comentários considerados ofensivos (sou o juiz de minha casa) e sem a devida identificação da conta Google associada ao seu autor serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...