28/04/2019

Adeus, Chamigo Brasileiro

Em 1872, conforme dados do censo desse ano, o Brasil tinha uma população aproximada de 10 milhões de habitantes.
Durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), morreram cerca de 50.000 soldados brasileiros, 0,5% da população.
Trazendo estes números para a população atual do Brasil (210 milhões), seria proporcional a termos mais de 1 milhão de mortos.

Se as perdas foram consideráveis para o Brasil, para o Paraguai foi um genocídio. Apesar dos números serem muito controversos, estima-se que os cerca de 300 mil mortos (entre militares e civis), representavam um terço da população paraguaia.

A obra abaixo traz um retrato fictício, mas que bem poderia ter ocorrido.

Na análise do Universo HQ,"Nesse álbum, André Toral mostra como esse evento mudou drasticamente a vida de várias pessoas. É interessante notar que o autor cria várias tramas paralelas, alternando o foco da narrativa em vários personagens, de acordo com a trama. No final, ele converge todos para um ponto comum, arrematando a história com maestria. A sordidez da guerra é mostrada em detalhes. Nordestinos eram “convocados” para o combate, na marra (ou iam ou morriam nas mãos dos policiais); mortes em batalhas sangrentas; e até uma aliança entre dois sobreviventes inimigos – um brasileiro e um paraguaio -, para que ambos pudessem sobreviver."

Baixar: Adeus, Chamigo Brasileiro

Para quem tiver interesse, abaixo o link de um documentário do History Channel muito interessante e ainda disponível no Youtube.

Fonte:  GRIMM

Um comentário:

  1. Muito interessante o documentário, contextualiza bem a narrativa da HQ.
    Obrigado e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

Constituição Federal de 1988, art. 5º, inc. IV:
"é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;"
Portanto, comentários considerados ofensivos (sou o juiz de minha casa) e sem a devida identificação da conta Google associada ao seu autor serão excluídos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...